Legião de Maria é um movimento da Igreja Catolica constituída de leigos e leigas que tem como vocação a Missão Evangelizadora no Mundo. Nasceu em Dublin, em 07/09/1921, véspera da Natividade de Nossa Senhora e por iniciativa de Frank Duff, que reunindo umas quinze pessoas procuravam uma forma de apostolado.
Os seus membros praticam o apostolado direto através do contato pessoal, especialmente junto das pessoas mais afastadas da igreja. A Espiritualidade da Legião de Maria baseia-se principalmente na fé e na ação conjugada do Espírito Santo e de Maria na obra da redenção, e no estabelecimento do Reino de Deus no mundo.
Os legionários executam um trabalho apostólico e definido do qual são encarregados pelo grupo e de que prestam contas em cada reunião. O objetivo principal é a santificação dos seus membros e de todas as pessoas que tiverem contato.
A Legião de Maria tem o objetivo de promover a integração das pastorais e movimentos da paróquia através da informação, esclarecimento e encaminhamento das pessoas visitadas na nossa comunidade para os trabalhos destas pastorais e movimentos.
Um objetivo específico é a expansão para recrutamento de novos membros, tanto ativos como auxiliares, feito através da entrega de convites pessoalmente nas missas e nas visitas domiciliares, colocação de cartaz convite na paróquia, realização de missa específica para recrutamento, informação no site da paróquia sobre o trabalho legionário.
A Legião de Maria está à disposição da Autoridade Eclesiástica para toda atividade de apostolado leigo.
O segredo legionário é exigido a todos os membros ativos, em razão das visitas domiciliares. Além das visitas aos lares, hospitais, etc, os legionários também devem ajudar nos momentos celebrativos da Paróquia, quando solicitado.
A mesa da reunião de cada Praesídium dereverá estar arrumada conforme a foto abaixo. Maria sempre em local de honra e destaque.